LIGUE: 11 5084.4251

Qual é o seu tipo de fome?

2018-03-12

A fome é uma necessidade fisiológica de nutrientes e o corpo sinaliza a fome. O primeiro aviso vem do cérebro. Depois, o estômago avisa que está com fome e tem a mudança do hálito. Esses são os primeiros sinais. Com o passar do tempo e sem receber o alimento, o corpo vai mandando outros: dor de cabeça, irritação, fraqueza.

É preciso treinar para descobrir qual tipo de fome está sentindo. Para entender o tamanho e o tipo de fome, a nutricionista preparou um guia prático. Sentiu fome? Faça as perguntas:

- Será que é fome física? A fome física é a necessidade do organismo de manter o balanço energético.

- Será que é fome específica? É uma vontade bem específica, mas não é urgente – chamada também de apetite. Está relacionada ao prazer, a sentir o gosto, degustar, apreciar, saborear.

- Será que é fome social? É aquela fome em que você está em um contexto social e tem vontade de comer um alimento porque está ali. A vontade aparece quando vemos, sentimos o cheiro e ouvimos falar do alimento.

- Será que é fome emocional? Muitas vezes ela é confundida com a fome física, mas existem duas diferenças: a necessidade da urgência e de algo específico e gostos. Está ligada a um fator emocional importante, como estresse, tristeza, culpa.